O PDI não é só essencial para seus colaboradores, mas também para sua empresa.
O PDI nada mais é do que um conjunto de ações que apoia o desenvolvimento humano e profissional de cada colaborador. O PDI materializa-se em um compromisso entre o profissional e seu líder direto, a partir do qual ambos estabelecem uma direção e verificam os pontos que precisam ser melhorados ou mantidos para que o colaborador cresça no ambiente corporativo da empresa.
Os principais passos de um PDI assertivo são:
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Análise Situacional: uma avaliação de todas as áreas da vida do colaborador para checar seu nível de satisfação nesse momento;
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Objetivo Definido: onde o colaborador quer chegar. O que quer fazer?
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Diagnóstico Detalhado: aqui entra o Mapa de Competências (habilidades e capacidades) com identificação dos pontos fortes e gaps para melhoria;
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Definição de Metas e Objetivos: ideal ser uma meta por vez para que não se perca tempo em questões que não tem a ver com o objetivo definido;
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Plano de Ação: detalhar quais serão as ações para chegar na meta definida. Sejam elas ações formais e informais, individuais e coletivas, dentro e fora da organização. Tudo isso com prazos estabelecidos;
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Acompanhamento e Feedback: Conversas frequentes para para avaliar se o caminho está correto, se as escolhas foram corretas e se o foco está mantido.
Ao aplicar o PDI, o líder maximiza a capacidade de realização de seu time, promovendo uma cultura de alta performance.
Investir no PDI é investir a longo prazo.